A Terra pode enfrentar uma extinção em massa dentro de um século, se as espécies continuarem a desaparecer em sua taxa atual, afirmam os cientistas.
Um estudo publicado na revista científica Nature, disse que, apesar das tentativas de conservação do governo de todo o mundo, milhares de tipos de animais enfrentam a extinção a cada ano.
E se o ritmo atual se manter, uma extinção em massa de 75 por cento das espécies poderia ocorrer dentro de 100 anos.
“Em geral, o estado da biodiversidade está a piorar, em muitos casos, de forma significativa,” disse Derek Tittensor, ecologista marinho em um centro de monitorização da conservação da ONU, em Cambridge.
Nature descobriu que 41 por cento de todas as espécies de anfíbios estão ameaçadas de extinção, o maior grupo de risco. 26 por cento das espécies de mamíferos e 13 por cento das espécies de aves também estão sob ameaça.
PUBLICIDADE
A perda de habitat e de degradação, juntamente com a atividade humana, como caça, representam um perigo real para a sustentabilidade da vida selvagem, enquanto a mudança climática provavelmente acelera a taxa de extinção no futuro.
Uma das grandes questões, de acordo com o relatório, é o cálculo do risco para as espécies sobre as quais há pouco conhecimento. As estimativas do número de espécies de animais, plantas e fungos, pode variar de 2 milhões a mais de 50 milhões.
Fonte: metro