Casal sofre racismo após publicar imagem no Facebook e internautas podem ser presos por comentários ofensivos


Um casal de Muriaé, Minas Gerais, vem se tornando alvo de racismo depois de postarem uma foto no Facebook.
A selfie de D.M. e o namorado, L.F. – os nomes foram preservados – acabou sendo motivo de racismo por parte de usuários do Facebook, já que o rapaz tem pele clara e a namorada pele negra.
Um dos perfis, o Capivara Vuadora, postou: “Onde comprou essa escrava?”, “Me vende ela”, “Café com leite”. Nesse perfil, que não identifica o nome do usuário, não é possível visualizar posts antigos ou páginas curtidas.
Isso sugere que a página tenha sido criada com intenção de realizar comentários ofensivos, já que não é possível identificar a autoria.
Casal sofre racismo após publicar imagem no Facebook
Jovem negra publicou imagem com namorado de pele clara, e foi vítima de racismo, recebendo diversos comentários ofensivos.
Outros perfis com identificação também ofenderam o casal, dizendo: “Parece até que estão na senzala”, “Tipo assim.. eu acho que você roubou o branco pra tirar foto”.

PUBLICIDADE
Segundo a jovem, os ataques verbais se iniciaram na semana passada, logo depois dela publicar a imagem.
Ela acabou desativando sua conta na rede social para evitar sofrer mais comentários.
“Minha família e a do meu namorado são muito rígidas. Ele (namorado) me pediu para tirar o ‘face’ do ar, e eu também achei melhor. Estavam surgindo muitos pedidos de amizade, e pessoas da imprensa também começaram a ligar”, disse ela.
Na lei, a prática de racismo e injúrias raciais (contra grupo e indivíduo, respectivamente), são consideradas crimes.
As penas podem variar de um a cinco anos de prisão. A Polícia Civil de Muriaé instaurou inquérito na última quarta-feira (27/08) para apurar o caso.
Fonte: Drd