Sony compra parte da Kadokawa e entra no mercado de anime

Sony compra parte da Kadokawa e entra no mercado de anime

Nesta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024, a Sony Group Corporation anunciou uma parceria estratégica com a Kadokawa Corporation, consolidando-se como o maior acionista da editora japonesa. A partir de 7 de janeiro de 2025, a Sony deterá 10% das ações da Kadokawa, após adquirir mais de 12 milhões de ações por um valor estimado em 50 bilhões de ienes.

O acordo representa um marco na colaboração entre as empresas e apresenta ambições significativas: ampliar o alcance global das propriedades intelectuais (IP) da Kadokawa. Embora, entre os planos esteja adaptações de obras em filmes e séries, coprodução de novos animes e a distribuição internacional desses conteúdos por meio das plataformas da Sony.

Kadokawa Copyright 2024 Sony Group Corporation
Copyright 2024 Sony Group Corporation

Takeshi Natsuno, CEO da Kadokawa, comentou com entusiasmo: “Estamos muito satisfeitos com essa parceria. A aliança fortalecerá nossa capacidade de criar IPs e permitirá explorar novas oportunidades de mídia com o suporte da Sony. Essa colaboração é um passo estratégico para levarmos nossos conteúdos a um público maior, enquanto maximizamos o valor de nossas IPs no médio e longo prazo.”

Portanto, Hiroki Totoki, presidente da Sony, também destacou os benefícios da união: “Com essa parceria, combinaremos o extenso ecossistema criativo da Kadokawa com a expertise da Sony em expandir globalmente o entretenimento, incluindo anime e games. Juntos, avançaremos na estratégia de ‘Global Media Mix’ da Kadokawa e na visão de ‘Creative Entertainment’ da Sony.”

A comunidade recebeu o anúncio da Kadokawa com entusiasmo:

  • Uma parceria dessas promete muito!
  • Sony e Kadokawa juntos? Isso pode mudar tudo.
  • Será que FromSoftware vai acabar sob o controle da Sony?
  • Pelo menos é melhor do que cair nas mãos de empresas estrangeiras.
  • Com apenas 10%, ainda não é uma subsidiária da Sony.

Embora opiniões estejam divididas, a colaboração é vista como um movimento estratégico para proteger e expandir a relevância global dos conteúdos japoneses. Por fim, a parceria promete moldar o futuro da indústria de entretenimento, posicionando Sony e Kadokawa como líderes no cenário mundial.

Fonte: Site Oficial