Como discutido em postagens anteriores, aconteceu várias mudanças no cenário dos doujinshi, assim como no segmento de videogames, devido ao processo abrangente de digitalização. Essa mudança, naturalmente, resultou na redução das vendas das versões físicas, embora ainda sejam sustentadas por eventos massivos e vendas online. O doujinshi eletrônico, por sua vez, está progressivamente ganhando terreno para se tornar dominante no mercado.
- Sousou no Frieren: Figure da Fern e Frieren impressiona fãs
- Japão: Escola suspende professora após venda de Pack
Empresa começa a proibir hentai de Sousou no Frieren
Nesse contexto, destacam-se as principais plataformas desse conteúdo, FANZA e DLsite. Diversos artistas relataram em suas redes sociais que a FANZA notificou sobre a proibição total da produção de doujinshi para adultos baseados na franquia “Sousou no Frieren (Frieren: Beyond Journey’s End)”.
O artista “ Shiraki (@wwood126) ” compartilhou um e-mail que recebeu da FANZA anunciando estas novas diretrizes:
Obrigado pelo seu apoio contínuo, aqui é o Suporte FANZA Doujin. Muito obrigado por cadastrar seu trabalho para venda através de nosso serviço. Lamentamos muito, mas de acordo com a vontade dos detentores dos direitos de autor, decidimos abster-nos de gerir obras que parodiem os seguintes elementos: “Sousou no Frieren”. Informamos que alteramos o estado das obras em questão para “Suspensas” pelos motivos acima expostos. Obrigado por seu apoio contínuo “.
Outro artista, “小黒唯 (@ogro_yui) ”, comentou sobre:
A FANZA proibiu Sousou no Frieren “porque são doujinshi comerciais” e “porque as vendas eletrônicas são perigosas”. Lembre-se de que muitas vezes pesquisar um termo no Google pode fazer com que o mecanismo de busca mostre um doujinshi em vez do mangá original. No momento, as vendas ainda são permitidas no DLsite, Toranoana e Melonbooks. Por que apenas a FANZA tomou esta decisão? Talvez eles tenham anunciado isso antes de todo mundo?.
Por fim comente o que você acha sobre esse debate.
Fonte: Kudasai