Como todos sabem, Akira é conhecido como um dos melhores filmes de ficção científica da história, e sua animação inspirou milhões até hoje. Então, é claro, o debate iria surgir nas redes sociais quando um fã criou uma remasterização de Akira com a ajuda da IA ( Inteligência artificial ).
Akira – Inteligência artificial refaz cenas do filme e provoca indignação
Toda história começa quando Eric Groza foi ao Instagram para compartilhar um trabalho derivado de IA que ele montou em casa. Ele pegou Akira e aplicou o Beta AI da Adobe para reimaginar a aparência do filme de anime na tela.
Sendo assim especificamente, eles queriam dar a Akira uma melhor formatação para telas verticais, então eles conectaram imagens de Akira ao software emergente da Adobe.
“Usando o Beta AI da Adobe, consegui estender os planos de fundo 16X9 para uma tomada totalmente vertical. Concluído no estilo de arte das pinturas de fundo originais. Em seguida, recompus as cenas e as editei como uma camada de vídeo adicional. Por que isso é uma grande coisa? Como esta não é uma foto borrada e fora de foco, é um estilo distinto que a IA foi capaz de replicar depois de muitos ajustes e erros”, compartilhou Groza.
“É por isso que os verdadeiros artistas aprenderão a amar a IA. … Marcas, produções e estúdios de animação geralmente cortam uma imagem horizontal para criar um formato vertical – o que corta parte da ação e geralmente reduz a qualidade da imagem. Para artistas , significa que eles podem aumentar seu estilo e dimensionar seu trabalho. É uma vitória para o indivíduo criativo que deseja fazer mais com suas próprias mãos.”
Como você pode imaginar, alguns chefes de tecnologia estavam ansiosos para ver como essa IA funcionava, mas muitos outros não ficaram satisfeitos com a revisão. A remasterização não oficial brinca com o layout e composição intencionais que Otomo aprovou ao criar Akira. Nas mídias sociais, este pequeno vídeo publicado no instagram reacendeu a guerra entre IA e anime, à medida que a cautela da indústria aumenta. Por fim com condições dividosas no trabalho, os criadores de anime estão preocupados com a forma como a IA pode ultrapassar a indústria, e testes como esse estão deixando um gosto ruim na boca.
Fonte: Eric Groza