O popular site de doujinshi e mangás independentes, DLsite, recentemente anunciou a suspensão do uso de cartões American Express em sua plataforma. Esta medida se soma às restrições previamente anunciadas para os cartões MasterCard e VISA no início deste mês. A decisão de suspender essas opções de pagamento aparentemente tomada devido à recusa dessas empresas financeiras em se associar ao conteúdo +18 distribuído no DLsite.
- Solo Leveling quebra recorde com 200 mil avaliações na Crunchyroll
- Vazamento de animes impacta temporada de abril 2024 – Confira a Lista
É importante notar que o site DLsite havia tentado aliviar essa situação alterando os termos de certos gêneros populares de doujinshi hentai, como “l0lis” e outros, numa tentativa de apaziguar a pressão das empresas financeiras. No entanto, essas medidas não alcançaram o resultado desejado, levando a plataforma a perder esses serviços.
Além disso, uma semana atrás, o DLsite notificou seus criadores de que substituiria ou ocultaria determinadas expressões usadas na plataforma em resposta aos pedidos das empresas de cartões de crédito. O DLsite decidiu atender ao pedido, já que mais da metade das transações em sua plataforma eram feitas com cartão de crédito. A decisão chegou apenas aos criadores registrados no site, mas logo atraiu a atenção nas redes sociais devido ao caráter sarcástico da “censura” implementada.
Essa nova restrição impede que os fãs estrangeiros que desejam adquirir conteúdo no DLsite usem cartões bancários emitidos fora do Japão, representando um obstáculo significativo para eles.
Esse último desenvolvimento destaca as táticas usadas por empresas multinacionais para tentar controlar a indústria do doujinshi e o conteúdo adulto em geral. A comunidade do doujinshi tem debatido a pressão que essas entidades financeiras exercem sobre as plataformas de conteúdo para adultos, já que isso afeta diretamente a disponibilidade e acessibilidade do conteúdo para os consumidores.
A situação no DLsite destaca a complexidade da relação entre liberdade criativa e censura, bem como os desafios enfrentados pelas plataformas de conteúdo para adultos. A suspensão dos cartões American Express destaca a importância desse tema na indústria do doujinshi e suas implicações para criadores e consumidores desse conteúdo.
DLsite não é a única plataforma com problemas ao hospedar conteúdo de mangás +18; casos semelhantes ocorreram com DMM, Fanza, Niconico e Skeb.
Por fim o serviço de comissões Skeb introduziu o pagamento através de sua própria criptomoeda, Skeb Coin, em junho de 2022.
Fonte: Site Oficial