Uma notícia surpreendeu os fãs nessa terça-feira (19)! O colunista Ollie Barder, da Forbes, revelou que a Sony está atualmente em negociações para adquirir a Kadokawa, uma das maiores editoras do Japão. Essa possível aquisição promete trazer grandes mudanças para a indústria do entretenimento, especialmente no mercado de animes e mangás.
Essa estratégia está alinhada com as aquisições anteriores de Funimation e Crunchyroll, consolidando sua posição na distribuição de animes. Além disso, a empresa está desenvolvendo o AnimeCanvas, uma suíte de software para otimizar a produção de animes.
Atualmente, a Sony detém 2% das ações da Kadokawa e 62% da FromSoftware, subsidiária conhecida por desenvolver Elden Ring. As negociações podem ser concluídas em algumas semanas, e o impacto já é visível: as ações da Kadokawa fecharam em alta com 23%.
Quem é a empresa Kadokawa?
Fundada em 1945, a Kadokawa começou como editora e hoje é um conglomerado que abrange revistas, livros, jogos, filmes e RPGs de mesa. Sendo assim, possuindo cerca de 70% dos direitos de IPs de animes, lançando cerca de 40 títulos por ano por estúdios como ENGI (Uzaki-chan) e Kinema Citrus (Shield Hero, My Happy Marriage). Entre os sucessos recentes está Delicious in Dungeon.
A Sony já demonstrou interesse em adaptar IPs para live-action, aproveitando o mercado crescente para alternativas à Marvel, como One Piece e The Last of Us. Contudo, a aquisição também pode ajudar a Kadokawa a superar crises recentes, como um ataque cibernético e problemas legais envolvendo seu ex-presidente.
Por fim com a possível compra, a Sony se controlaria mais de 70% do mercado de animes, mas resta saber se a empresa continuará investindo ou seguirá uma abordagem mais agressiva.
Fonte: Forbes